terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Bate papo com o vlogger Antônio Miranda do canal Detonando a Bíblia.

Bate papo com Antônio Miranda.


Ele é vlogger responsável pelo canal Detonando a Bíblia do youtube e pela página do Facebook Detonando a Bíblia, hoje uma das maiores do universo ateu no Facebook, com quase 90.000 seguidores. Com vídeos bem humorados Antônio Miranda ganhou muitos fãs e muitos inimigos, criou polêmica jogando a bíblia no chão. Chamou a atenção de apologéticos cristãos famosos como Conde Loppeux de la Villanueva, que acabou por amargurar uma grande lição visitando seu canal. Se tem um culpado por eu ter ingressado no ativismo ateísta online, esse culpado é Antônio, comecei fazendo comentários em seus vídeos, logo eu estava como cdc de sua pagina, hoje é ele que visita meu blog para um bate papo.



Gravando com Welder da pagina Ateu à Toa
                            
Bruna - Antônio, você já foi teísta ? E já frequentou alguma igreja ? Qual ?

Antônio - Sim! Católico, Budista e Evangélico.


Bruna - Em que momento você começou a duvidar de sua crença ? Teve algum evento que serviu como estopim ?

Antônio -  Quando meu padrinho perguntou quem era a esposa de Caim depois que ele matou Abel. Isso foi na tarde da véspera do natal.


Bruna -  Como foi o seu processo de "desapego" religioso, levou muito tempo para você se definir ateu ?

Amônio - Sim ! No começo deixei de crer na bíblia para crer só em deus. Depois inventei um deus pessoal que tinha mais a ver com o cosmo em si. (Deus é o universo). Até que um dia fui estudar o universo e vi o quão cego estava. Ai virei ateu de vez.


Bruna -  Como surgiu o canal detonando a bíblia ? Nos conte o que o levou a fazer os vídeos.

Antônio -  As pessoas diziam que eu era ateu. Não gostava desse termo. Um dia fui ver o que significava e vi que era isso mesmo. Porém, não da maneira como as pessoas diziam. Fiz o canal como desabafo para mostrar o quanto estavam erradas sobre os ateus e o quanto estavam sendo enganadas pela religião.


Bruna - Você esperava que o canal fizesse sucesso? Assim como a página de mesmo nome. Estão entre os maiores no meio ateísta. Qual é o segredo ?

Antônio -  Bom, o canal não ia bem até eu criar o quadro: "Detonando a Bíblia" onde jogava a bíblia no chão e lia os trechos macabros da mesma. Toquei na ferida! Ai o canal cresceu. Depois disso conheci o Eduardo Iorio que me deu uma ajuda com o canal e ai mesmo que subiu de vez. Depois me juntei com o Álan Rafael para criar a pagina. Bom, o segredo da pagina não pode ser revelado se não deixa de ser segredo, né? (risos)  Mas, o importante é criar posts ou vídeos com aquilo que as pessoas querem ouvir, mas ninguém tem coragem
de falar.


Bruna - Vemos muitos canais que surgiram entre 2013 e 2014, a grande maioria parou de fazer vídeos, o que você acha que aconteceu ? Era modismo? O que aconteceu na sua opinião para dar essa esfriada no youtube ?

Antônio -  Acho que na época houve sim um boom de ateísmo. Porém, começaram a aparecer tantos YouTubers que ficou meio maçante falar as mesmas coisas. Fora que o YouTube não paga tão bem assim como todos pensam. Dá trabalho e custa dinheiro também. O YouTube também sofreu modificações em suas funções. Acho que isso atrapalhou um pouco os Vloggers. Eu por exemplo nunca retirei um centavo do youtube e na verdade perco tempo e dinheiro com os vídeos. Mas, vale a pena. Pois a verdade não tem preço!


Bruna -  Você tem planos para o canal ? Pretende fazer alguma novidade, investir no canal?

Antônio -  Investir no canal eu penso sempre. Tenho de comprar refletores, preparar um estúdio, comprar equipamentos de filmagem e tal. Mas, tenho vontade de fazer um documentário e sair nas ruas entrevistando pessoas e gravar conversas com padres e pastores.


Bruna - Nos conte um pouco como funciona todo o processo de um vídeo, desde o roteiro até a edição final, para os seguidores saberem o trabalho que da e que as vezes não é valorizado?

Antônio - Vídeos só consigo fazer bem em dias de folga. O roteiro dá trabalho se for algo que envolva dados científicos e que requer pesquisas em geral. Ai pode levar dias de pesquisas. Gravar não é difícil... Na verdade é fácil. Roteiros e edição é que dão trabalho. Muito trabalho. Posso fazer um vídeo em 30 minutos, porém, levo umas 48 horas para editar ou até mais dependendo do vídeo. Fora as pesquisas..                                                                                                                                    




Edição de Vídeo


Bruna - Você forma uma equipe com Eduardo Iorio, um grande roteirista. Como surgiu essa parceria ?

Antônio -  É mais simples que parece. Um dia ele viu meu vídeo e me adicionou. Ai ele viu que eu era de Rio das Ostras a mesma cidade que ele mora e resolveu me ajudar. Ai ele escreve os roteiros e eu gravo. (risos)



Gravando com Eduardo Iorio roteirista do canal

Bruna - Em sua opinião, o que você acha que pode ser feito para melhorar o ativismo ateísta na internet?

Antônio -   Acho que o povo tem de parar com esse lance de "Não compartilho porque tenho família na internet" Acho que tem muitos ateus que não se expõem. Imagine se todos resolvessem dar a cara a tapa como os gays fizeram? Sabe ateus também tem de sair do armário!


Bruna - Considerações finais, deixe uma mensagem para seus fãs.

Antônio - Bom galera, só quero agradecer a vocês que curtem o canal e que visitam a minha pagina "Detonando a Bíblia." No inicio éramos poucos e hoje percebo a mudança nas pessoas. Sempre que alguém se questiona sobre a sua crença, ela também passa a buscar respostas. É essa busca que trás novos conhecimentos e um entendimento maior de si mesmo. O que antes era uma resposta fácil "Foi deus" hoje se transforma em uma busca feroz pela verdade. Não aceitamos injuria, homofobia, machismo, pedofilia, estupro, assassinato e por ai vai. E olha que legal... Não temos deus algum no coração. Podemos ser bons por nos mesmos e não por temer um lago de fogo ou buscar recompensas no pós vida. Até porque se paraíso existisse mesmo você veria crentes felizes quando seus parentes morressem. E não lutando para que vivam em um hospital. Além de agradecerem ao amigo imaginário deles por ele não os levarem para próximo deles. No fundo são todos ateus! A diferença é que uns preferem a Matrix e outros escolhem a pílula vermelha. E você ? No mais, grande abraço e tudo de melhor sempre.


Canal Detonando a Bíblia click aqui
Perfil de Antônio Miranda no Facebook click aqui.
Perfil de Eduardo Iorio no Facebook click aqui.