terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Bate papo com Salatiel Júnior.

Bate papo com Salatiel Júnior

Ele é vlogger, com seu jeito próprio consegue explicar de forma clara as inconsistências das religiões. Criou um personagem, satirizando pastores evangélicos, o pastor Jujuba. Seu canal conta com mais de 33.000 inscritos e seus vídeos, cada um com milhares de visualizações. Muito simpático, Salatiel Júnior cedeu um pouquinho de seu tempo para bater um papo com a gente. 


Bruna - Sala, você já foi teísta ? Frequentou alguma igreja ?

Sala -  Sim já fui por grande parte
da minha vida, na época eu frequentava a igreja aqui da minha cidade igreja Ministério Ouvir e Crer, a igreja pequena de 150 pessoas no máximo, hoje ela não existe mais. 


Bruna - Como você se tornou ateu ? Teve algum evento em especial que o fez abandonar a ideia de deus ?

Sala -  Na verdade eu não me considero ateu e sim um agnóstico, a minha descrença foi um processo gradativo, foram vários eventos que culminaram na minha total descrença no sistema religioso. Um dos eventos que marcou muito e que acredito terem sidos essenciais para minha jornada rumo ao pensamento racional foram os momentos em que percebi a ignorância dos líderes ao ponto de me sugerirem pular certas passagens bíblicas, minha expulsão da igreja por perguntar demais, e um outro fator muito importante foi o de eu poder toda semana caminhar com o pastor da igreja, eu pude conhecer melhor quem ele era e com isso fui percebendo que nada daquilo que eu acreditava tinha conexão com a realidade, pelo contrário. Digamos que eu tive sorte de poder conhecer melhor o líder da igreja.  


Bruna - Como surgiu o canal ?

Sala - O canal surgiu da minha necessidade de expor todo conhecimento e aprendizado que tive durante toda essa jornada no meio cristão, senti que faltava alguém fazer algo deste tipo, sem ofensas e xingamentos, demonstrar usando a própria bíblia que muito do que se prega nas igrejas é só um pedaço da história e principalmente as passagens que ninguém tem coragem de falar.


Bruna - Nos conte um pouco como é seu trabalho, desde o roteiro até a edição. Você leva muito tempo para fazer um vídeo novo ?

Sala - Eu monto meu roteiro no PowerPoint e no tablet, na verdade não é bem um roteiro e sim os tópicos que vou abordar, depois disso eu pego as imagens que vou usar nos videos, geralmente os títulos de matérias jornalisticas ou passagens bíblicas, faço a gravação e edito no mesmo dia.
Eu levo praticamente uma manhã inteira para produzir um vídeo, depende muito do assunto, tem temas que demandam mais pesquisa e organização dos tópicos, normalmente eu gravo nos fins de semana que é mais tranquilo.


Bruna - De onde surgem as ideias ? Você é um dos poucos vloggers que continua fiel ao assunto, chega uma hora que precisa de muita criatividade para ter um roteiro novo né ?

Sala - Da minha cabeça, de comentários dos usuários, de notícias, de textos que leio.
Sim criatividade é algo essencial no desenvolvimento de bons vídeos, porém quando se trata de religião e bíblia tem muita coisa para se falar, não sei se é por causa de tanta coisa que já li, mas acho que é uma fonte inesgotável, pois são tantas variáveis, tantos temas que acredito levar anos para pensar em esgotar. 


Bruna - Você fez um grande sucesso com o pastor Jujuba. Como surgiu esse personagem ? Você se inspirou em algum pastor em especial ?

Sala - O Pastor Jujuba é uma faceta da minha personalidade, seria meu lado cômico e "zueiro", ele é como imagino um pastor sendo 100% sincero e sem medo de falar o que realmente esta na bíblia. Eu não me inspirei em nenhum pastor em essencial, até mesmo porque a maioria dos pastores tem um comportamento semelhante nas pregações. 


Bruna - Você acha que o assunto ateísmo e religião foi uma moda entre os vloggers? Por isso hoje deram uma sumida. Qual sua opinião sobre.

Sala - Eu não diria que foi moda, e sim uma nova etapa, um novo momento da história, pois a anos atrás pessoas como eu jamais seriam vistas, não teríamos espaço em lugar algum, a Internet e o Youtube permitiram um espaço onde antes não havia nada, muitas pessoas puderam se identificar com os ateus por que nunca tiveram oportunidade de ouvir o outro lado da moeda. Hoje em dia para se ter um canal de TV é caríssimo, envolve mega produções, a religião consegue manter isso porque existem milhares de pessoas que pagam todo mês o dízimo, e com esse dinheiro os líderes conseguem propagar ainda mais a mensagem religiosa.
No caso dos ateus não acredito que tenha sido moda, e sim um estopim, o começo de uma nova era, a era da informação rápida. A critica a religião, o pensamento racional agora não se limita mais a um indivíduo isolado do mundo, hoje se a pessoa tiver interesse pode saber mais sobre o outro lado da moeda no computador, no smartphone, na TV (SmartTV), onde tiver Internet. Com o tempo é natural que a poeira abaixe um pouco, porém isso não significa que acabou, o que houve foi que o ateísmo, agnosticismo ganhou seu espaço e permitiu que as pessoas pudessem ter acessoa opiniões divergentes.


Bruna - Como você vê o ativismo ateísta online, como páginas e grupos? O que poderia ser retirado e o que poderia ser acrescentado para melhorar ?

Sala - Vejo como algo extremamente positivo, embora não concorde com algumas abordagens agressivas e ofensivas (pelo fato de não serem eficientes na minha opinião) eu acredito que isso deve cada vez mais aumentar e atingir o máximo de pessoas possível.
Acredito que falta material de boa qualidade, falando em vídeos, o Porta dos Fundos vem fazendo isso, ainda bem que temos ateus no comando, mesmo assim acho pouco, precisamos de mais canais com conteúdo de qualidade e quando me refiro a qualidade é câmera boa (imagem nítida e equilibrada) captação do áudio e edição TOP. Eu acredito que os vídeos são a melhor forma de propagar o livre pensamento, pois eles sintetizam imagem, texto e áudio num só lugar, com o avanço da tecnologia hoje podemos atingir grandes massas e com isso levar as pessoas a pensarem por si, coisa que falta muito no nosso Brasil.


Bruna - Você pretende dar continuidade em seu trabalho ? Podemos esperar novos vídeos semanais em seu canal ? 

Sala - Com certeza, não vou parar jamais. Sim meu planejamento para 2015 é de 2 videos por semana no mínimo, estou me organizando para isso.


Bruna - ( Pergunta enviada por um fã ) Uma vez você disse em um vídeo que não sabia se acreditava nos alienígenas do passado. Você ainda tem essa dúvida. Pretende fazer um vídeo sobre o tema ? 

Sala - Não. Hoje posso dizer com certeza que algo muito estranho e bizarro ocorreu no passado, o que indica uma alta probabilidade de ao menos uma vez termos sido visitados por alienígenas.
Sim pretendo fazer um vídeo a respeito, é um tema interessante que me atrai muito pois engloba muitos fatores que merecem um bom vídeo sobre.


Bruna - considerações finais, deixe uma mensagem para o pessoal e para seus fãs. 

Sala - Acredito estarmos vivendo uma nova era, a era da informação sem limites, a era digital onde não existem mais barreiras ou fronteiras, sou muito grato a todos que acompanham meu trabalho e principalmente aqueles que propagam ainda mais a informação curtindo e compartilhando os vídeos, o que me alegra e me motiva cada dia continuar produzindo vídeos são as inúmeras mensagens que recebo de pessoas que "acordaram" para a realidade, pessoas que nunca tinham pensando nisso ou naquilo, pessoas que hoje pensam por si mesmas, que pesquisam, analisam, que se tornaram mais críticas, aprendendo a filtrar informação.
A todos meus fãs quero dizer que não irei parar e é graças a vocês que continuo a me esforçar em produzir cada vez melhores vídeos, pois sem o feedback seus eu não teria como ajudar tantas pessoas que estão se libertando das garras da ignorância.

Um grande abraço a todos,
Salatiel Jr

Para quem não conhece seu trabalho:

Canal do Youtube click aqui.
Pagina do facebook click aqui.