sábado, 7 de março de 2015

Bate papo com Jota, o Inca Venusiano.


Bate papo com Jota, o Inca Venusiano.


Se eu tentar desenhar uma pessoa: Uma bolinha e cinco pauzinhos, com um vestido no pauzinho central se for menina. Quando me deparo com desenhos assim a primeira coisa é perguntar qual sua formação, claro porque eu não poderia ter nascido tão inútil, mas a resposta me diz que sim, eu sou uma inútil (risos). Eu sou fã de seu trabalho desde meu inicio no ativismo anti religião, seu canal no Youtube foi um dos meus primeiros contatos com o pensamento ateísta. Sua pagina no facebook presa por postagens únicas e originais. Fora sua criatividade, também integra a diretoria da Atea -
Associação brasileira de ateus e agnósticos. Em meio a tanto trabalho, com muita simpatia, Jota o Inca Venusiano nos cedeu esse tempinho para um rápido bate papo.

Entre as perguntas, alguns de seus trabalhos, que podem ser conferidos na íntegra clicando aqui. Ou confira os links no final.





Bruna - Inca, como de praxe, a pergunta principal é : Já foi teísta ? Se sim , qual religião frequentou ? 

Jota - Como a maioria dos brasileiros, fui batizado na igreja católica. Mas, lembro claramente que aos 10 anos de idade eu já não acreditava mais na bíblia. No entanto, Jesus me agradava como pessoa: ele me parecia um rebelde justiceiro com poderes mágicos. No entanto, essa ingênua imagem de Jesus foi se desmilinguindo durante a adolescência à medida que fui conhecendo melhor os evangelhos.
Na adolescência, frequentei o espiritismo durante uns 4 anos. Como eu havia me apaixonado pela ciência, e como o espiritismo se dizia uma ciência, resolvi ver com meus próprios olhos. Fiz 2 anos de escola de médiuns e lá pude avaliar em detalhes a tolice e o engodo que é essa coisa chamada mediunidade.



Bruna - O que levou você ao ateísmo e depois a militância ?

Jota - Durante a adolescência, eu me achava uma pessoa extremamente estranha e única, pois havia chegado à conclusão de que deus não existe e que não existe vida após a morte. Uma conclusão totalmente solitária e pessoal, e sem sequer ter lido um único livro sobre ateísmo. Também me sentia muito sozinho, pois acreditava que existiam poucos como eu (detalhe importante: na minha adolescência, a Internet ainda não existia). Por isso, nunca revelei essas minhas conclusões a ninguém, nem mesmo a meus amigos mais íntimos.
Eu havia chegado ao ateísmo pela ciência e, naquela época, os ateus famosos que eu conhecia através dos livros haviam chegado ao ateísmo pela área de humanas (principalmente, pelo marxismo). Por isso, por muito tempo achei que o ateísmo era um sub-produto do marxismo.
Só cheguei a me identificar como ateuapós o 11 de setembro, quando livros sobre ateísmo viraram best-sellers nos países de língua inglesa. Só então pude perceber que existiam milhares como eu e que não era esquisitice não acreditar em deus.
A militância veio quando percebi que canais ateus começaram a pipocar no Youtube.

https://www.facebook.com/oincavenusiano

Bruna - Eu confesso que quando comecei a participar de grupos e páginas, o seu canal do youtube foi um dos primeiros que tive contato, na verdade ele me deu uma força enorme. Eu estou e tenho certeza que mais pessoas estão, com saudades de seus vídeos. Por que deu um ¨tempo¨ ? Podemos ter esperança de novos videos?

Jota - Este ano, estou com mais tempo e prometo fazer mais vídeos.



Bruna - Suas publicações na página são únicas, originais. É você quem faz tudo ? Desenho ? Ideia ? Etc. Você tem formação em desenho ? 

Jota - Sim, sou eu que faço tudo. Não, não tenho formação em desenho. Eu noto que as publicações ateístas são todas muito parecidas: parecem ter sido feitas pela mesma pessoa. E as idéias também são repetitivas. Eu tento fazer algo diferente.

https://www.facebook.com/oincavenusiano

Bruna - Quanto tempo você leva para fazer uma postagem ? Desde a ideia, até o retoque final ? 

Jota - Depende do desenho. Em geral, em torno de 4 ou 6 horas.



Bruna - Noto uma forte ligação com nossa associação, no desenvolvimento de vídeos e de postagens. Qual é seu vínculo com a Atea ?

Jota - Sou filiado à ATEA e, este ano, me tornei membro da diretoria.



Bruna - Como surgiu o personagem Inca Venusiano ? Qual o significado dele para você ? 

Jota - O Inca Venusiano é uma brincadeira, mas tem um significado pessoal. Na minha infância, enquanto todas as crianças que eu conhecia eram fãs do bonzinho e heróico Nacional Kid, eu era fã dos estranhos Incas Venusianos. Quando me tornei adolescente, o Inca Venusiano começou a representar a maneira como eu me sentia como ateu: estranho.

https://www.facebook.com/oincavenusiano

Bruna - Você como dono de página também, o que tem a dizer sobre outras páginas e para elas ?

Jota - Eu noto que uma boa parte dos ateus ainda tem uma religiosidade residual. É fácil perceber isso: no Facebook, as publicações que profanam a imagem de Jesus (ou outras imagens tidas como sagradas) são pouco compartilhadas entre os ateus (isso acontece frequentemente na minha página). Muitos ateus ainda se sentem desconfortáveis com essas imagens. E eu chamo isso de religiosidade residual, pois nos é ensinado na infância que brincar com o sagrado tem consequências graves. E isso fica de alguma forma em nosso subconsciente na idade adulta.
Acho que qualquer pessoa que queira atingir uma real maturidade mental tem que aprender a zombar, ridicularizar e desrespeitar autoridades, principalmente autoridades religiosas. A emancipação do ser humano só acontecerá quando tivermos a capacidade de rir do sagradoe das autoridades que nos oprimem. Por isso, o jornal Charlie Hebdo é tão importante para o mundo civilizado. E eu acho que muitos ateus no Facebook ainda precisam se livrar desse resíduo de religiosidade que os impede de rir dos ícones do cristianismo.



Bruna - O que você acha que deve ser feito para melhorar o ativismo ateísta ? Dentro e fora da internet, qual o caminho ? 

Jota - Sinceramente, não sei. A única coisa que podemos fazer é continuar com as publicações, com os vídeos, e não deixar a peteca cair. Já vi muitos canais ateístas fecharem ou mudarem de conteúdo. Para esses canais, o assunto ateísmose esgotou ou perdeu o interesse. Do meu lado, eu encaro meu canal no Youtube (e minha página no Facebook) como serviço de utilidade pública, como tentativa de saneamento básico, pois, para mim, a religião é um mal social e precisa ser combatida e questionada a todo momento. As religiões sempre foram inimigas número um das liberdades civis. E isto não é uma opinião. É um fato histórico.

https://www.facebook.com/oincavenusiano

Bruna - Você assim como eu, também acha que está faltando foco no quesito estado/igreja ? Ou é coisa da minha cabeça ?

Jota - Se não me engano, no ano passado, foi a primeira vez que, num debate político no Brasil, se falou abertamente de laicidade e de religião. Com tantos evangélicos concorrendo a cargos de representante do povo (até à presidência do país), ficou claro na cabeça do brasileiro que os evangélicos querem realmente o poder. No Brasil, nunca se falou tanto de laicidade como se fala hoje. No entanto, falar por falar não é suficiente. Se a ATEA tivesse muito mais dinheiro, muito mais membros e muito mais colaboradores, poderíamos fazer muito mais pela laicidade.



Deixe uma mensagem para os ateus e para seus seguidores.

Assista meus vídeos no Youtube e acompanhe minhas postagens no Facebook e, se possível, compartilhe todo esse material. Mas, não me siga. Aliás, não siga ninguém. E se você vê com apreensão o crescimento do fundamentalismo religioso neste país e quer fazer algo para contê-lo, entre para a militância ateísta, junte-se a ATEA e contribua.


Para quem não conhece, não deixe de curtir sua pagina, click aqui.

Canal Ciclista sem deus click aqui.

Ainda não é sócio? Juntos podemos mais. ATEA click aqui.